O que de melhor se produz!!!

A vinha é sem duvida o factor produtivo mais relevante nesta localidade.
Durante todo o ano, os agricultores dedicam o seu tempo a cultiva-las para depois em Setembro fazer a colheita (Vindimas) do que de tão valioso é produzido por estas vinhas.Este cultivo suporta custos elevados.
As vindimas são sempre momentos de alegria e boa disposição, que ajudam a ultrapassar o ardoo trabalhado realizado por vezes debaixao de elevadas temperaturas. Normalmente são as mulheres que cortam as uvas e os homens que as transportam ás costas, para depois poderem ser levadas para as Adegas da Região.
Aliado à vinha existe também o Olival, que obetem uma elevada expressão na localidade, o olival não requer o mesmo tratamento que a vinha, havendo apenas alguns agricultores a tratar o olival apenas uma vez por ano, para evitar uma queda maior da azeitona e para impedir a propagação de certas pragas.O tratamento destas árvores não é de custo elevado. Em Dezembro é colhida a azeitona,varejada com varas fortes e apanhadas em toldes(especie de rede, depois é passada num Cribo para que se possa fazer a separação entre a azeitona e as folhas, posteriormente é transportada para as azenhas para ser transformada em azeite.

No S.Joaninho existe ainda uma antiga azenha onde era produzido o azeite colhido na aldeia, esta azenha encontra-se actualmente desativada e em estado de degradação, contudo continua a ser um marco na história da produção agricola do local.





Existem outros produtos mas com menor expressão como o mel e as Laranjas de boa qualidade.

2 comentários:

Anónimo disse...

Tenho a certeza que todos os produtos serão de qualidade.
Terra Execelente, paisagem magnifica...
E o vinho?sem duvida o melhor produto de toda a região do Douro.
Como dizem as gentes desta terra "que pomada" :)
cumprimentos, e continuação de bom trabalho.

Unknown disse...

A azanha onde tantas vezes brinquei...a atravesar o rio de um lado para o outro. E a comer as laranjas do meu avô. Recordaçoês